A primeira tentativa para a criação da Fanfarra decorreu, em 1969/70, através da realização de um ensaio com caixas emprestadas pela ex-Legião Portuguesa local.
A experiência suscitou o redobrar do entusiasmo, para que depois um grupo, em 1971, decidisse congregar esforços, tendo em vista a criação da Fanfarra dos Bombeiros de Gouveia.
Os ensaios foram dirigidos por Armando de Jesus Viveiro, Chefe da Fanfarra, desde a fundação até à passagem ao quadro honorário. A iniciativa “de um punhado de jovens, que por nada, querem viver em vão” mereceu a concordância dos corpos Gerentes e da adesão da população através de donativos, para a aquisição dos instrumentos.
A inauguração ocorreu no dia da comemoração do 68º Aniversário dos Bombeiros, em 7 de Julho de 1972, que “percorreu as principais artérias de Gouveia, com o ruído dos seus tambores, dando brilho e alegria a uma festa, que afinal era de todos”.
O Congresso dos Bombeiros realizado, em Viseu, no ano de 1972, ainda está na memória dos fundadores, por ter sido a primeira saída da Fanfarra.