112 |
Em qualquer caso de emergência, de Norte a Sul do País, o número 112 – Número Europeu de Emergência – pode ser ligado através dos telefones das redes fixa e móvel. A chamada é gratuita e é atendida de imediato pelos centros de emergência que acionam os sistemas médico, policial e de incêndio, consoante a situação verificada. |
Como utilizar: |
O Número de Emergência 112 deve ser utilizado, entre outras situações (desacatos, assaltos), nas seguintes:
As Centrais de Emergência ativam os meios de socorro adequados de acordo com a sua informação. Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores que a Central tem necessidade de conhecer:
A eficácia do socorro depende da sua colaboração. Em caso de acidente, tente saber e comunique: Tipo de acidente
Em caso de parto, tente saber e comunique:
Em caso de doença súbita, tente saber e comunique:
A sua colaboração é fundamental sempre que se encontre em risco a vida humana. Preste atenção às perguntas efetuadas, responda com calma e siga as instruções indicadas.
No portal da Comissão Europeia, em http://ec.europa.eu/information_society/activities/112/index_en.htm, encontra-se disponível informação sobre o 112 – Número Europeu de Emergência, tal como o seu acesso, promoção e sensibilização do público para a sua correta utilização (boas práticas).
O Instituto Nacional de Emergência Médica, (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. O INEM, através do Número Europeu de Emergência – 112, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica. Informações adicionais sobre o Número Europeu de Emergência – 112 podem ser obtidas em http://www.inem.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=468609.
A PROTECÇÃO CIVIL SOMOS TODOS NÓS! |